escoladrjoaquim silvado

Blog descritivo das estapas de elaboração de WEBQUESTS pelos educandos e educandas das terceiras séries do Ensino Médio da E.E. Dr. Joaquim Silvado

Wednesday, July 05, 2006

Metodologia

WebQuest é uma investigação cujas fontes são, sobretudo, informações veiculadas no ciberespaço. Mas não nos prenderemos somente a ele.
Utilizaremos também material impresso para nossas fontes de pesquisa e indicações de leitura. Assim, a primeira coisa a fazer é imaginar conteúdos que possam ser aprendidos com o apoio de recursos existentes na rede mundial de computadores e os recursos disponibilizados pela Biblioteca escolar.
Os educandos deverão:
1. Escolher um assunto cujo desenvolvimento pode enriquecer as aulas.
2. Situar o assunto escolhido no Projeto Pedagógico Escolar; é válido lembrar que as WQ's não devem ser algo suplementar. São uma atividade curricular que integra o plano de trabalho do professor;
3. Criar uma abordagem que gere interesse;
4. Assegurar-se de que há fontes suficientes (e adequadas ao público) nos espaços propostos.
1. Definir tema e fontes – auxílio (sem intervenção ou condução) dos professores
2. Delinear a tarefa/procedimento – em grupo pelos educandos (nossa proposta visa o protagonismo, por isso não há um professor coordenador e sim cada classe elegendo os colegas para condução do processo)
3. Determinar as fontes – auxílio e intervenção dos professores, definição pelo grupo de educandos da classe;
4. Estruturar processo e recursos – atividade em conjunto, educandos e professores
5. Escrita e desenvolvimento da introdução – cada classe responsabiliza-se por seu tema
6. Conclusão – atividade discutida e definida pela classe, nós professores mediaremos esta fase; terminada esta etapa iniciaremos a elaboração e publicação dos trabalhos na internet. Cada classe conta com colegas que dominam as ferramentas de elaboração de Webquest;
7. Utilização outros materiais – os professores auxiliarão

0 Comments:

Post a Comment

<< Home