escoladrjoaquim silvado

Blog descritivo das estapas de elaboração de WEBQUESTS pelos educandos e educandas das terceiras séries do Ensino Médio da E.E. Dr. Joaquim Silvado

Wednesday, July 05, 2006

Contando 2

O outro passo dado foi através de uma estruturação simples pedir aos educandos que levantassem os sub-temas pensando em uma pesquisa voltada para montagem de webquest.

Esbarramos em um problema, nossa Sala ambiente de Informática estava com o HUB quebrado, ou seja, as máquinas todas configuradas para rede, mas sem alimentação da mesma. Sendo que dos dez computadores cinco estão sem configurações que facilitassem nosso trabalho.

Entrou neste momento a necessidade de estabelecermos outras rotas que nos levaria ao rumo traçado. Vamos montar sim um webquest. Pedi sugestões às classes e seguimos em frente utilizando o único computador com conexão e os diversos materiais e pesquisas: livros, revistas, jornais, etc.

O interessante foi que alguns deles que não tinham o hábito ou mesmo haviam se interessado pelo pc passaram a olhar com outros olhos. E acredito que a insistência foi tamanha que vencemos a resistência deles.

Aos poucos os educandos com maior experiência no uso do pc foram levando os colegas para pesquisar e analisar alguns webquests. A partir disso cada grupo foi delineando em caderno o que era um WQ e a cada aula nos lembrávamos dos passos que deveríamos dar para compor a criação dele.

Eles fizeram no caderno: Introdução, Tarefa, Procedimentos, mas ainda faltavam recursos. Como fazer se havia somente um pc em uso? Combinaram que o colega no grupo que tivesse acesso à internet se encarregaria e eu também auxiliaria nesse processo de coleta de sites.

Bem, foi cumprida essa primeira fase. Recolhi uma cópia de cada grupo, digitei no Word e entreguei aos grupos uma cópia da produção deles com os itens criados por eles e citados acima.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home