escoladrjoaquim silvado

Blog descritivo das estapas de elaboração de WEBQUESTS pelos educandos e educandas das terceiras séries do Ensino Médio da E.E. Dr. Joaquim Silvado

Wednesday, July 05, 2006

Contando 5

Cada turma teve autonomia na escolha do tema a ser explorado em sua WQ. A sugestão foi que eles tirassem da turma as diversas indicações lembrando que no trabalho deverão ser apresentados os diversos conteúdos estudados no semestre.

O processo foi democrático e nós professores fomos convidados a votar nos temas apresentados, representantes das turmas passavam em nossas salas mostrando os diversos temas e tínhamos direito pleno dado por eles de escolha, mas não deveríamos polemizar.

E assim ficou o tema de cada classe por ordem de encerramento da votação:
3º B – Futebol: muito além do esporte;
3º A – Tecnologia;
3º C – Gastronomia Brasileira.

A partir dessa ação mãos à obra!!! Eles mesmos se dividiram em grupos e cada um desses ficou responsável pela pesquisa do tema escolhido à luz dos conteúdos discutidos pelas disciplinas.

Iniciaram o processo de pesquisa dos recursos e a troca com o professor da disciplina para um direcionamento preciso que pudesse atender à necessidade primeira, a de ver a aplicabilidade dos conteúdos aos temas escolhidos.

E cada vez mais observamos o amadurecimento de cada turma, assim que sentiam necessidade faziam uma reunião com a sala e nós professores só opinávamos no que nos competia e se fossemos procurados. Durante esse processo estive bem próxima dos grupos para gerenciar possíveis e certos conflitos naturais em um processo de criação tão inédito para eles.

Importante frisar aqui a participação dos professores eventuais. Eles passaram a disponibilizar as aulas que lhes eram atribuídas dessas turmas para deixá-los à vontade nos encaminhamentos e a cada dúvida que não poderiam solucionar chamavam-nos para auxiliar.

Acho importante também deixar aqui registrado que todo esse processo causou anos professores preocupações extremas como por exemplo: falta de tempo para nossas discussões de acertos eventuais que possam ocorrer, a falta de conhecimento profundo sobre WQ e suas estruturas. Então é primordial deixar aqui que também nós tivemos nossa parcela de tarefas a cumprir em tudo isso.

Não poderíamos simplesmente passar a bola para eles se não estivéssemos no jogo. Somos uma equipe e nossa integração só valorizou e fortaleceu ainda mais esse nosso trabalho que se não tivesse a união também entre nós dificilmente sairia do papel.